domingo, 5 de dezembro de 2010

Mosaicos no Mundo


MOSAICO NO BRASIL

Os primeiros mosaicos de que se tem notícia no Brasil, datam de 1800 e foram criados pela Imperatriz Tereza Cristina, mulher de Dom Pedro II.
Para a confecção de suas obras, a Imperatriz utilizou conchas, que recolhia nas praias do Rio, e cacos de louças do serviço da casa Imperial. Durante anos recobriu bancos, fontes e outras partes do Jardim das Princesas, como era chamado o jardim anexo do Palácio de São Cristóvão, hoje Museu Nacional de Ciências Naturais.

Curiosidade: Quando a Imperatriz chegou ao Brasil, provocou uma reação de espanto. Era desprovida de belezas naturais, tinha mais idade do que se imaginava e nascera com um problema congênito que a fizera manca. A tudo ela superaria ao longo dos anos e faria projetar outros dotes que trazia em sua formação cultural, religiosa e moral. Dona Teresa Cristina era uma princesa Napolitana, filha do Rei das Duas Sicílias, Dom Francisco I. Era o ano de 1843 e ela acabara de se casar com Dom Pedro II através de procuração. O protocolo de bodas ocorrera meses antes em Nápoles e ela acabava de chegar para consumar o casamento. Ainda no desembarque, percebeu de pronto a reação nervosa do noivo. O Imperador hesitou num primeiro momento, depois avançou, cumprimentou a noiva e retirou-se para chorar. Fonte:

MOSAICOS CONTAM A HISTÓRIA EM FLORENÇA / FIRENZE,



Florença(em italiano: Firenze e em latim: Florentia) é município italiano, capital e maior cidade da região da Toscana e da província homônima.

Florença é considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.
Ao chegar no centro da cidade é indescritível a emoção ao encontrar três construções de mármore branco, vermelho e verde: a catedral, a torre (campanário) e o batistério.

O Batistério de São João é a construção mais antiga. No século V, os florentinos aproveitaram um antigo templo pagão romano e o transformaram em batistério. Posteriormente, a partir do século XI, foi sendo reconstruído e a beleza interna, especialmente de sua cúpula repleta de Mosaicos Bizantinos, é extraordinário.





Fontes:






MAIOR MOSAICO NO MUNDO


O maior mosaico do mundo está na cidade do México e tem 4000m². Essa Fantástica obra foi contruída pelo arquiteto e pintor Juan O'Gorman. O imenso mural é na realidade o revestimento do edifício da Bilioteca Central da Cidade Universitária da UNAM - Universidade Nacional do México. Sua construção se deu de 1949 a 1951.



Nenhum comentário:

Postar um comentário