Como nasceu este BLOG


Mosaico dei Sogni

Vamos abrir este MOSAICO DE SONHOS ... onde cada um pode contribuir, do seu jeito, como achar melhor... para realizarmos todos os sonhos que realmente valem a pena! Sonhos de grupos de pessoas que pretendem transformar a sua realidade, que acreditam que UM NOVO MUNDO É POSSÍVEL


A idéia para este Blog nasceu de um magnífico Mosaico de Emoções, criado numa escola da Periferia de Porto Alegre, no bairro Cavalhada, chamada EMEF Neusa Goulart Brizola...











Mosaico de Emoções - A Arte permeando sonhos

Tudo iniciou com um Projeto de Parceria entre a SMED e a Associação Chico Lisboa em agosto de 2008, quando artistas voluntários se dispuseram a desenvolver oficinas de Arte com as crianças de algumas escolas da Rede Municipal de Porto Alegre, dentro do Projeto Piloto do Núcleo de Artes e Cidade Escola.




Gessamine Dieguez, Claudia Sperb, Mª Aparecida Aliano, Andrea Bongiorni

Claudia Sperb entregando para Ereci Mogetti material para o Banco de Imagens da Biblioteca da SMED.





Entre tantas experiências maravilhosas nasceu o MOSAICO DE EMOÇÕES na EMEF Neusa Brizola, no Loteamento Cavalhada, coordenado pela professora Andrea Bongiorni, a partir da Oficina realizada pela artista plástica Claudia Sperb.

A proposta da artista foi de nos integrarmos ao projeto "Fragmentos e Sentimentos " cooordenado por ela que seria instalado na Praça Vital Brazil- Instituto Butantan -São Paulo. Foram realizados 17 painéis, entregues em outubro de 2008 no atelier de Claudia Sperb localizado em Morro Reuter. Em 2009 os painéis foram transportados para São Paulo e instalados na segunda etapa da Praça Vital Brazil.


Atualmente temos em nossa Escola 12 bancos do pátio revestidos com a técnica do Mosaico. Entre eles, três foram produzidos a partir de releituras dos seguintes artistas: o holandês Piet Mondrian, o italiano Alfredo Volpi e o russo Wassily Kandinsky. O grupo decorou, ainda, duas floreiras, uma sapata iniciada no atelier da artista, e uma poesia no muro de um pavilhão em homenagem à Claudia Sperb.

Em janeiro de 2010 realizamos nova visita ao atelier da artista, em torno de trinta alunos tiveram a oportunidade de passar um dia maravilhoso no paraíso chamado Caminho das Serpentes. Para alguns era a segunda vez que desfrutavam do lugar. E o pedido é sempre o mesmo: " Vamos voltar?"


Sempre existe essa possibilidade, mas enquanto isso lembramos do paraíso revendo as fotos!
Grupo de alunos no atelier de Claudia Sperb/ Morro Reuter/2010