Mosaicos no Mundo


A história e a arte sob nossos pés:


MOSAICO NO MUNDO

Maior Mosaico do Mundo
O maior mosaico do mundo está na cidade do México e tem 4000m². Essa Fantástica obra foi contruída pelo arquiteto e pintor Juan O'Gorman. O imenso mural é na realidade o revestimento do edifício da Bilioteca Central da Cidade Universitária da UNAM - Universidade Nacional do México. Sua construção se deu de 1949 a 1951.

MOSAICO NO BRASIL

Os primeiros mosaicos de que se tem notícia no Brasil, datam de 1800 e foram criados pela Imperatriz Tereza Cristina, mulher de Dom Pedro II.
Para a confecção de suas obras, a Imperatriz utilizou conchas, que recolhia nas praias do Rio, e cacos de louças do serviço da casa Imperial. Durante anos recobriu bancos, fontes e outras partes do Jardim das Princesas, como era chamado o jardim anexo do Palácio de São Cristóvão, hoje Museu Nacional de Ciências Naturais.

ornamentoimperatriz3.jpg


Curiosidade: Quando a Imperatriz chegou ao Brasil, provocou uma reação de espanto. Era desprovida de belezas naturais, tinha mais idade do que se imaginava e nascera com um problema congênito que a fizera manca. A tudo ela superaria ao longo dos anos e faria projetar outros dotes que trazia em sua formação cultural, religiosa e moral. Dona Teresa Cristina era uma princesa Napolitana, filha do Rei das Duas Sicílias, Dom Francisco I. Era o ano de 1843 e ela acabara de se casar com Dom Pedro II através de procuração. O protocolo de bodas ocorrera meses antes em Nápoles e ela acabava de chegar para consumar o casamento. Ainda no desembarque, percebeu de pronto a reação nervosa do noivo. O Imperador hesitou num primeiro momento, depois avançou, cumprimentou a noiva e retirou-se para chorar. Fonte:
http://mosaicosdobrasil.tripod.com/ Texto de Gougonjornalista e artista plástico. Mosaicólogo profissional, estuda a presença da arte do mosaico no Brasil e sua evolução